quinta-feira, 12 de março de 2015

Prazo será novamente ampliado para novo extintor!


ECONOMIA 12/03/2015 09:55:58 - Atualizado em 12/03/2015 09:55

Prazo será novamente ampliado

Obrigatoriedade do extintor ABC deveria começar em 1º de abril

BARRA MANSA

Os motoristas de veículos de passeio devem GANHAR um novo prazo para se adequarem à resolução que torna obrigatório ter o extintor de incêndio modelo ABC, que controla fogo em estofados e painéis. Isso porque, pela segunda vez consecutiva, o Ministério das Cidades informou que o vencimento para a cobrança de multas deve ganhar mais 90 dias para seu início. O último prazo estabelecido para os condutores se adaptarem à norma era 1º de abril deste ano. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve publicar uma nova resolução nos próximos dias com a data da prorrogação.
Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o ministro
das Cidades, Gilberto Kassab, apresentou o pedido para revogar a obrigatoriedade. O motivo do pedido foi o mesmo que causou o adiamento no início do ano: a dificuldade enfrentada por consumidores para encontrar o item nas lojas.
No mês passado, uma equipe do jornal A VOZ DA CIDADE realizou pesquisa em lojas de autopeças de Barra Mansa para checar a disponibilidade e preços dos produtos e constatou que o equipamento de segurança tornou-se item raro em postos e estabelecimentos especializados. Sem previsão de quando voltariam ao mercado, os lojistas alegaram que até mesmo as fábricas estavam com dificuldades em atender a grande demanda. Na época, a reportagem consultou seis lojas e encontrou os equipamentos em apenas um dos estabelecimentos pelo preço de R$ 120. 
A ausência dos extintores no mercado também tem dado oportunidade ao comércio informal. Nas redes sociais é possível encontrar dezenas de anúncios do produto a preços abusivos.
Segundo a norma, donos de carros fabricados até 2009 precisam adquirir o produto. Os modelos a partir de 2010 vêm com o extintor de fábrica. Depois do adiamento, o motorista flagrado sem o equipamento obrigatório será multado em R$ 127,69 e vai acumular cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de ter o veículo retido para regularização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário