sábado, 1 de novembro de 2014

VOCÊ SABE DE ONDE VEM A ÁGUA DOS CAMIÕES PIPAS QUE ABASTECE SÃO PAULO?

Água subterrânea retirada de aquífero não é suficiente para abastecer região metropolitana de São Paulo

Com o extraoficial desabastecimento de água na cidade de São Paulo, o paulistano vê no caminhão pipa a solução de um problema. No entanto, é uma solução imediata e para o curto prazo. Fora a impossibilidade logística de abastecer uma megalópole por carreto, a água do caminhão pipa é proveniente do subterrâneo, dos aquíferos, que não têm vasão suficiente para abastecer a todos.
Leonardo Benassatto/Futura Press
Caminhão pipa abastece local para a realização do show do grupo Public Enemy, no dia 18/10
A água dos caminhões pipa é proveniente dos aquíferos, reservatório de água subterrânea. Empresas da região metropolitana de São Paulo retiram a água de poços artesianos de 300 metros de profundidade e localizados na Grande São Paulo. Geralmente, o abastecimento de água na capital é feito a partir dos sistemas de represas, com águas superficiais.
Na região metropolitana de São Paulo, a água dos poços artesianos vem dos aquíferos Cristalino e Sedimentar, com capacidade estimada de 16 mil litros/segundo, no entanto, 10 mil litros/segundo já são retirados pelos 12 mil poços privados já existentes. Para abastecer a região metropolitana inteira seriam necessários 67,7 mil litros por segundo. A conta não fecha.
Fora a impossibilidade de abastecer toda a cidade – a água do aquífero disponível na região metropolitana de São Paulo equivale a um décimo da demanda –, há ainda um risco ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário